terça-feira, 5 de novembro de 2024

Três itens inesperados que você pode adicionar ao seu currículo

Todos nós sabemos que você deve incluir informações básicas, como seu cargo e educação, em seu currículo, mas há itens inesperados que você pode adicionar que servirão para destacar valor, fornecer uma perspectiva adicional de quem você é como candidato e destacar diversas habilidades interpessoais e técnicas, dependendo das funções que você está almejando em sua busca de emprego.

Quando se trata de escrever um currículo eficaz, é tudo sobre articular o valor que você oferece como candidato em relação aos empregos aos quais está se candidatando . Se o leitor não conseguir visualizar como você prosperará na função para a qual está se candidatando, seu currículo não será muito eficaz. Embora a maioria das pessoas esteja familiarizada com as informações tradicionais a serem incluídas em um currículo (histórico de trabalho, educação, habilidades, etc.), há alguns itens inesperados que você pode adicionar para fortalecer seu documento. Isso pode ser particularmente útil para candidatos que estão fazendo transições de carreira ou mudando para diferentes áreas de foco de carreira.



Aqui estão três itens inesperados que você pode adicionar ao seu currículo:

Advocacia/Trabalho de Justiça Social

Advocacy é uma das peças de conteúdo mais benéficas e subutilizadas para incluir em um currículo. Você já defendeu um membro da família ou um grupo sub-representado (ou seja, você defendeu alguém que tem necessidades médicas específicas, requisitos educacionais ou participou de movimentos de justiça social)? Isso é algo que você deve incluir absolutamente em seu currículo! Se você é versado em se comunicar com um grupo especializado de indivíduos (pense: profissionais médicos, administração educacional, executivos, membros da comunidade local, etc.), essa é uma habilidade altamente cobiçada .


Habilidades adicionais articuladas por meio de advocacy e justiça social incluem:

Mobilizando o apoio da comunidade

Alcance comunitário

Comunicação Interna e Externa

Familiaridade com os regulamentos federais

Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI)

Não sabe como colocar isso no seu currículo? Se você trabalhou em parceria com uma organização ou iniciativa comunitária específica, pode usar isso no espaço da empresa no seu currículo. Se você advogou em nome de alguém, pode usar o termo “Freelance” ou “Confidencial” no espaço onde escreveria o nome da empresa e inserir um cargo nos moldes de “Advogado Médico”, “Advogado de Saúde Mental” ou “Advogado Estudantil” onde escreveria o cargo.


Para um exemplo do que colocar na descrição do trabalho, considere elaborar uma descrição como esta:


“Defenda os alunos para garantir que cada indivíduo obtenha as técnicas educacionais de que precisa para aprender e prosperar em um ambiente escolar.”


Qualquer trabalho que você tenha feito para defender grupos marginalizados ou organizações comunitárias pode ser usado em seu currículo também. Aqui está um exemplo de descrição para uma vaga de “Social Justice Advocate”:

“Reuniu defensores da justiça social, esclareceu mensagens e participou de um protesto pacífico para apoiar [o escopo do protesto].”

Projetos pessoais

Eu sempre me surpreendo com a quantidade de projetos que as pessoas conduzem em seu tempo livre, mas não colocam em seus currículos. Essas informações nem sempre são necessárias para incluir , no entanto, você pode incluir essas informações se precisar preencher um espaço em branco, camuflar uma lacuna de emprego ou destacar o conhecimento do setor quando estiver fazendo uma transição.

Por exemplo, uma reforma em casa é uma ótima maneira de destacar habilidades como:

Projeto

Gerenciamento de projetos

Comunicação multifuncional

Negociações com fornecedores

Gestão de tempo

Coordenação de cronograma

Essas informações podem ser particularmente úteis se você estiver tentando fazer a transição para uma área mais criativa ou se estiver tentando fazer a transição de uma função criativa para uma função mais focada em gerenciamento de projetos ou administração.

Ao incluir essas informações no seu currículo, certifique-se de incluir métricas e conquistas específicas quando possível, e certifique-se de incluir os resultados do projeto. Mais uma vez, o termo “Freelance” pode ser usado no espaço onde você escreveria o nome da empresa. Considere um título como “Design Project Manager” ou “Project Manager”, dependendo do ponto que você está tentando passar.

Aqui está um exemplo de como você pode incluir uma reforma residencial em seu currículo:

“Liderou a reforma completa e a atualização de uma casa de 2.500 pés quadrados, incluindo a reforma e expansão da cozinha, closet principal, home office e quintal com piscina. Manteve contato com empreiteiros, fornecedores e agências da cidade para obter as licenças e autorizações necessárias, e concluiu o projeto dentro do cronograma de oito semanas delineado.”


Tenha em mente que este é apenas um exemplo, e projetos pessoais podem variar muito. Ajudar membros da família com impostos e contabilidade pode ser usado para reforçar a experiência no setor financeiro, enquanto um blog pessoal pode ser usado para destacar a experiência em escrita e/ou desenvolvimento técnico da web. As possibilidades são realmente infinitas!


Ao elaborar seu currículo, é importante ter em mente que você não precisa incluir nenhum ou todos os projetos pessoais, mas pode incluir experiências específicas para reforçar sua área de foco desejada em seu currículo.

Viagem

Não importa se você viajou com um programa ou sozinho, viajar é uma ótima maneira de destacar habilidades, incluindo:

Adaptabilidade

Gestão de tempo

Relações Internacionais

Gerenciamento de cronograma ou calendário

Comunicação Intercultural

Se você viajou no passado ou tirou um ano sabático para explorar o mundo, pode adicionar essas informações ao seu currículo.


Para adicionar isso ao seu currículo, é muito parecida com a fórmula que discutimos ao longo do artigo. Se você viajou com uma organização, o nome da organização pode ser usado no slot da empresa, e se você viajou sozinho, pode usar o termo “freelance” lá. Para o título do trabalho, opte por incluir algo como “Viajante do Mundo” ou “Coordenador de Viagens Freelance” no slot do título do trabalho.


Exemplos de informações que você pode incluir na descrição do trabalho são:

“Naveguei pelos regulamentos de viagens internacionais em uma viagem solo e explorei várias regiões a pé e em transporte público.”

“Cultivou relacionamentos com os moradores para obter uma melhor compreensão da cultura e dos costumes locais.”

“Pesquisou e manobrou moedas locais, taxas de câmbio e requisitos econômicos.”

“Colaborou com equipes de voluntários e parceiros externos para coordenar o fornecimento de ajuda aos refugiados como parte de uma viagem humanitária.”

_____

Ao escrever um currículo, há muitas informações não tradicionais que são muito benéficas para incluir. Esses três itens inesperados que você pode adicionar ao seu currículo ajudarão a destacar habilidades técnicas e interpessoais que articulam seu valor para um potencial empregador e trabalham para pintar um quadro completo de você como candidato.

0 comentários:

Postar um comentário

DESTAQUES

VISITAS

Tecnologia do Blogger.