sexta-feira, 1 de novembro de 2024

Cinco perguntas a se fazer se você estiver ansioso sobre uma mudança de emprego

 Você está pensando em mudar de carreira? É hora de agitar as coisas, fazer algo mais significativo ou se colocar no caminho para um maior potencial de ganhos?

Quaisquer que sejam suas motivações, há algumas coisas muito pragmáticas para parar e considerar antes de dar o salto para uma mudança de carreira.

Dica: Uma delas acontece de ser sobre suas motivações!

Realmente nunca houve um momento melhor para mudar de carreira. O mercado está mais receptivo a origens alternativas e candidatos não tradicionais do que nunca.


No entanto, adotar uma abordagem estratégica e fazer uma mudança planejada o preparará para o sucesso a longo prazo. Acredite em alguém que deixou a carreira de engenharia bem remunerada (e ótima para conversas de coquetéis) no meio da Grande Recessão sem um plano; há boas maneiras de fazer mudanças de carreira. E há as arriscadas.

Mitigue o risco perguntando a si mesmo estas 5 perguntas antes de mudar sua carreira:


1. Por que estou buscando mudanças?

"Estou infeliz no meu trabalho."

Mesmo aqueles de nós que somos donos de nossos negócios podem ser nossos próprios chefes e amam o que fazem, têm dias ruins e temporadas infelizes, então parar e avaliar por que você está inspirado a fazer uma mudança é um excelente primeiro passo.

A empresa em que você trabalha está deixando você infeliz? O cargo que você tem é chato e pouco inspirador? Ou é um pouco dos dois — a empresa não está funcionando para você, e nem o emprego nem a carreira que está te levando?

Suas respostas a essas perguntas podem ajudá-lo a formular uma estratégia sobre para onde ir. Se você está em uma empresa sem brilho, mas gosta do QUE faz, talvez seja hora de mudar de emprego e não de carreira inteira.

Se a empresa for sólida, mas o trabalho for um tédio, considere procurar oportunidades para fazer uma mudança interna, para que você possa explorar algo novo com a rede de segurança de uma empresa que você ama.

Se nenhuma das duas estiver funcionando para você, você provavelmente está em algo com a ideia de uma mudança mais significativa.


2. O que está faltando na minha função atual?

Os clientes sempre param quando eu faço essa pergunta porque pode ser revelador. Somos muito bons em falar sobre o que está funcionando, mas quando você senta e pensa sobre o que está faltando, você pode descobrir coisas que nunca soube que eram importantes para você. Isso é extremamente útil para determinar algumas das metas para o seu futuro profissional!


3. Quais são meus valores?

Os valores essenciais são muito populares no mundo empresarial e empreendedor, mas acho que eles são um ativo frequentemente esquecido em um nível pessoal. Conhecer seus valores essenciais e prioridades pode ajudá-lo a identificar o que está faltando (veja o nº 2!) e ajudá-lo a encontrar empresas mais alinhadas com seus objetivos, o que tem sido uma virada de jogo comprovada na busca pela satisfação profissional.


4. Onde estou financeiramente?

Seja honesto consigo mesmo sobre isso. Embora eu goste de pensar que há opções para cada mudança de carreira em cada meta financeira, suas necessidades financeiras podem mudar drasticamente suas opções.

Você precisa ganhar pelo menos a mesma quantia de dinheiro? Você espera subir ou crescer no potencial de ganhos futuros? Você tem alguma margem de manobra para recuar e abrir mais oportunidades no futuro?

Saiba o que você precisa para viver. Saiba o que você precisa para se aposentar. Saiba onde você pode se sacrificar enquanto ainda se alimenta e mantém sua qualidade de vida, para que você saiba exatamente o que precisa fazer e possa garantir que as opções de carreira que você almeja se alinhem com essas necessidades.


5. Estou buscando mudanças pelos motivos certos?

Quais são suas motivações para essa mudança? Se você trabalhou nas perguntas acima e determinou as verdadeiras razões por trás do seu atual estado de infelicidade, então eu diria que suas motivações estão certas.

Dito isso, não é uma ótima ideia fazer uma mudança de carreira (ou qualquer grande decisão) quando outras coisas importantes da vida estão acontecendo. De estradas rochosas em casa a tristeza, problemas de saúde e muito mais – tudo isso causa desequilíbrios emocionais que não fornecem a melhor base para uma tomada de decisão sólida.

Se uma grande mudança de vida desencadear a necessidade aparente de uma mudança de carreira, pare e certifique-se de que os impulsos sejam reais e práticos, em vez de emocionais e reacionários.


Se você se deu ao trabalho de trabalhar nessas cinco recomendações, provavelmente está pronto para definir uma meta para sua carreira. Pode ser tudo, desde permanecer onde está até encontrar um novo emprego em sua área atual no próximo nível, ou pode ser "Vou fazer essa COISA que sempre quis fazer".

Independentemente disso, você pode dar o próximo passo com confiança, pois fez sua devida diligência e assumiu o controle de sua carreira. O próximo passo é seu!


0 comentários:

Postar um comentário

DESTAQUES

VISITAS

Tecnologia do Blogger.