Você está considerando uma mudança geográfica que exija que você procure trabalho? Você acha que está pronto para aquela promoção interna? Ou você tem pensado sobre 'o que há por aí' em termos de novas oportunidades em sua área? Se você responder 'sim' a qualquer uma dessas coisas, você definitivamente precisará de um currículo novo ou atualizado para seguir em frente.
Então, o pânico se instala. Você não escreve seu currículo há mais de 10 anos. Você ainda precisa das mesmas seções em seu documento? O que você mantém e o que elimina do seu histórico de trabalho? Deve haver uma seção que descreva minhas habilidades técnicas? E como e onde incluo minha educação?
Quando comecei a escrever currículos para as pessoas, descobri rapidamente que gosto especialmente de extrair informações que as façam brilhar como candidatas a um emprego. Desde 2008, descobri que muitas pessoas — especialmente mulheres — não se dão crédito suficiente por suas realizações. Ao escrever um currículo dinâmico, descritivo e alinhado com o mercado de trabalho atual, gosto de ajudá-las a se sentirem confiantes à medida que avançam em sua busca por emprego.
Dica nº 1 – Organize-se.
Mantenha uma pasta, cópia impressa ou cópia eletrônica com todas as informações de seus empregos anteriores. Se possível, mantenha essas descrições de empregos, faça uma lista de empregadores e cargos anteriores, datas de emprego e realizações. Em seguida, copie suas transcrições da faculdade para que você tenha o nome oficial da sua escola, diploma e qualquer especialização ou especialização secundária.
Dica nº 2 – Decida se você vai usar um formato cronológico ou funcional.
Um currículo cronológico é o mais comum e permite que você liste seu emprego do mais recente para o mais antigo, mostrando a ordem específica de suas posições anteriores. Isso é perfeito quando você não tem períodos sem trabalho, permaneceu no mesmo setor de emprego e não teve muitas mudanças de emprego. Um currículo funcional mostra suas realizações e habilidades com pouca ênfase nas datas. Os currículos funcionais são apropriados quando você mudou de emprego com frequência, não tem muita experiência ou se está buscando uma mudança de carreira para um campo totalmente diferente.
Dica nº 3 – Perca o objetivo.
Se você não trabalhou em seu currículo por muitos anos, você ainda pode ter um objetivo no topo dele. Vamos encarar os fatos — se você está enviando um currículo para uma oportunidade de emprego em potencial, seu objetivo é simplesmente conseguir uma entrevista e então conseguir um novo emprego. Como o objetivo é autoexplicativo, é importante usar este espaço para um resumo de carreira e algo mais significativo do que uma declaração inútil. Construa uma visão geral de três a cinco linhas de suas experiências de carreira, conjunto de habilidades e competências essenciais.
Dica nº 4 – Seja conciso.
Como os empregadores podem estar recebendo centenas de currículos para uma vaga em potencial, você precisa chamar a atenção deles imediatamente. Não há uma maneira eficaz de listar tudo o que você fez. Escolha o que é mais importante, use frases em vez de sentenças completas e implemente marcadores para enfatizar as realizações. Quando sentir que pode estar se repetindo, use o dicionário de sinônimos e pense em novas maneiras de expressar tarefas e responsabilidades.
Dica nº 5 – Seja consistente.
Use espaçamento simples em cada descrição de cargo e espaço duplo entre cargos e títulos. Escolha uma fonte simples que seja fácil de ler e use a mesma fonte em todo o documento. O mesmo vale para marcadores. Se você usar marcadores redondos na seção de competências essenciais, use marcadores redondos em todas as seções.
Ao trabalhar neste documento, não tenha medo de contar aos outros sobre seu sucesso e suas realizações. Reserve um tempo para trabalhar em seu currículo e peça a um amigo de confiança que o leia e forneça informações — às vezes, é preciso um segundo par de olhos para identificar áreas de melhoria. Por fim, certifique-se de seguir as instruções do processo de inscrição e pesquise empregadores em potencial para garantir que você esteja adaptando as informações às necessidades deles. Lembre-se de que seu currículo é sua chance de ser "você" — faça suas informações brilharem!
0 comentários:
Postar um comentário