Não importa o que aconteça, sempre será estranho falar sobre o motivo de sua demissão. No entanto, existem algumas estratégias que tornam mais palatável para o entrevistador ouvir, e demonstram que você cresceu e aprendeu com a experiência.
Se você foi demitido, essa é a pergunta que todo mundo teme. Responda bem e você acalmará as preocupações do empregador. Pense que está respondendo bem e você pode perder a oportunidade completamente. Todos nós sabemos o que acontece se você responder mal.
Quando estou entrevistando candidatos, costumo perguntar por que eles deixaram seus cargos anteriores. A pior maneira de responder é falando demais. É muito fácil ceder à necessidade de compartilhar demais durante uma entrevista e acabar estragando suas chances.
Você deve evitar dançar em torno do assunto porque um gerente de contratação que já entrevistou pessoas antes definitivamente terá a sensação de que você está escondendo algo. Às vezes, apenas ter a sensação de que você está escondendo algo será o suficiente para que suas antenas se levantem e desconfiem de você. Você pode estar dizendo "as coisas certas", mas esse senso UtOh entra em ação para o entrevistador e ele passa por cima de você.
Você pode dizer algo como "aquele trabalho não era bom para mim" e então falar sobre os aspectos do trabalho ou do empregador que fizeram com que você fosse demitido (sem mencionar a palavra com F). Não se dava bem com seu chefe? Era porque ele era um microgerenciador de quem você se ressentia, e você não descobriu como se comunicar bem com ele? Você pode dizer que seu estilo de comunicação era diferente do seu chefe e então discutir as coisas que você teria feito diferente.
Demitido porque você estava simplesmente sobrecarregado? Você aproveitou todas as oportunidades de aprendizado que havia? Você entrou em contato com colegas de trabalho ou pediu treinamento adicional ao seu chefe? Você chegou cedo e ficou até mais tarde para se atualizar ou fez algum aprendizado independente?
Demitido por causa de política interna ruim? Houve uma situação que instigou a recessão que você poderia ter evitado em primeiro lugar? Às vezes, há coisas que você poderia ter mudado, e outras vezes é apenas uma situação infeliz.
O que você sempre quer fazer é praticar o que vai dizer quando for perguntado, repetindo para outra pessoa. Se você estiver respondendo a pergunta de forma estranha, e o empregador perceber isso, ele pode se decidir.
Você deve sempre terminar a resposta colocando o foco no emprego para o qual está se candidatando. Por que esse emprego é adequado às suas realizações e habilidades? O que há na descrição do emprego que despertou seu interesse em se candidatar? Terminar a resposta com uma nota alta, em vez do potencial constrangimento da situação que você descreveu, deixará uma impressão mais forte na mente do entrevistador.
Resumindo, os empregadores precisam confiar em você. Desenvolva uma maneira de falar sobre essa situação que crie essa confiança.
0 comentários:
Postar um comentário